Aqui, a tentativa de revelar aspectos do cotidiano, alternando os assuntos e os escritores. Para isso foi melhor optar desvencilhar-se de preocupações formais de redação, forma do texto e demais exigências, certo?

sexta-feira, 2 de março de 2012

Varekai - Cirque du Solei.




VAREKAI - significa "onde quer que seja" na linguagem romena dos ciganos - os nômades universais. (Deu até vontade de tatuar). O diretor de espetáculo do Cirque du Solei, Dominic Champagne, descreve-o como uma homenagem à alma nômade.















































O espetáculo conta a história de Ícaro, que ao voar muito alto rumo ao sol, tem suas asas derretidas, caindo assim no mundo mágico de Varekai. É um dos espetáculos mais ricos em danças e roupas do Cirque.
O espetáculo conta a parte do mito que foi deixada de fora: O que aconteceu com Ícaro depois da queda do céu.

Mais informações aqui e aqui!





Desde de quando me mudei para Brasília tenho vontade de ir aos espetáculos do Cirque. Dessa vez não resisti... Como meu aniversário está chegando, me presenteei, hehe! É tudo tão lindo, ou ainda mais incrível do que eu imaginava. Tenho essa tenência a AMAR essas coisas meio "conto de fadas". Como não pode fotografar, nem filmar, ilustrei com as imagens do BFF Google imagens.

Quem ainda tem dúvida se quer ir, vá e confira! Ou não vá, e se arrependa... rsrs...

Caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é?

Meus caranguejinhos de Natal - RN (Barraca do Caranguejo, Ponta Negra, RECOMENDO!)

Mesmo quando viajo a trabalho não resisto sentar à beira-mar para saborear carne de caranguejo. Não sei porque gosto tanto se onde eu nasci nem praia tem, rs. Pra mim, comer caranguejo dá um pouco de trabalho, porque prefiro aquele servido à moda "Toc Toc" que vc tem que quebrar pra encontrar o que fica bem guardadinho nas patinhas, mas mesmo assim não desisto.

Sempre ouço falar muito bem da carne de peixe, mas de mariscos, nunca havia pesquisado. E olha só que maravilhas essas descobertas:

Tal como o peixe, os mariscos são bastante ricos em minerais essenciais e uma das principais fontes de ácidos gordos ômega 3, famosos pelas suas propriedades protectoras do nosso coração.
Uma vantagem adicional dos mariscos é que as suas proteínas são de fácil utilização pelo nosso organismo. Ou seja, são mais facilmente quebradas e utilizadas pelo nosso organismo, do que as proteínas da carne.

Quanto à gordura, os mariscos são em geral fornecedores bastante pobres, podendo a quantidade variar entre 1 e 5%. Por isso, muitas das variedades de marisco fornecem apenas entre 100 a 200 calorias por 100 g de alimento, o que altera esse cálculo é a forma com os quais são preparados, ou os molhos ultilizados.
E não é só isso não!!! Possuem baixo colesterol, ômega 3, vitaminas liposolúveis, excelentes fontes de minerais...

FALA SÉRIO! Preciso dizer mais o quê?
Vai logo pra praia e "se joga"!

Leia mais aqui: Mariscos

PS: será que estou com saudade do nordeste??? Aiiii meu coraçãozinho!!!

Quem mora sozinho almoça/janta?


Quando a gente mora sozinho os horários ficam tão atrapalhados que não sei mesmo se existe rotina. Eu me esforço pra cumprir mais fica complicado! Com a família vc tem hábito de sentar à mesa, de conversar enquanto come e por aí vai.
Depois que "arrumei a mala e vazei" como diz meu pai, minha vida mudou tanto! E óbvio que esses hábitos alimentares de anos não me acompanharam... "Enraizados", não? rsrs... E como a meta agora é voltar a me comportar como sempre fui ensinada (sim, porque sua mãe não te ensinou passar o dia jogada na cama comendo doritos e tomando coca-cola), estou me prendendo aos horários.

É muito bom se programar, e falo isso não só para as finanças não! Se vc programa sua alimentação vc também evita surpresas... Se vc programa suas aulas na academia elas devem ser encaradas como compromisso mesmo... Se vc programa passar em um concurso, não há como fugir do estudo diário... É "pipou", não adianta me acusar de cercear a liberdade das pessoas porque não há como viver de outra forma quando se tem metas. É o famoso "NO PAIN, NO GAIN".

A Camila do Pensando Magro que sempre aparece aqui no bloguinho, lançou a tag #almoçododia no twitter para que possamos compartilhar os pratos do almoço, e a cada semana ela vai escolher os pratos mais saudáveis... Não tenho pretensão de ganhar no ranking dos pratos, mas sim de querer voltar a forma com saúde e compartilhar a experiência pra poder ajudar as pessoas que estão na mesma situação que eu.

Não tenho muito do que me gabar porque meus almocinhos estão super fracos... Costumam dizer que "felicidade engorda" e sinceramente eu não sei se é verdade, mas o que tenho certeza é que "passar por problemas" emagrece. Pelo menos comigo está sendo assim, acho que engoli alguma coisa que não desceu direito na garganta. Mas olhando pelo lado bom (porque TUDO na vida tem dois lados), dá uma olhada nos pratinhos:

Arroz com lentilha, alface, tomate, beterraba, frango.

Arroz integral, alface, cenoura, beterraba c gergelim, tortinha de alho poró e champignon (q não comi) e frango.


E o "wonderfull time" da semana foi: recusei o convite para almoçar no Mangai, cujo prato geralmente seria como esse (farofa, lula, camarões, molhos e etc):


Respirei fuuuundo, contei até quase 50 (mentira, foi só até 10!), resisti, e almocei esse:





Alface, cenoura, beterraba, couve e frango. Bela troca, né? #not! Se comparado ao almoço anterior parece até que fiquei maluquinha, mas não é nada disso... É que quando olhei aquele prato de comida nordestina, lembrei daquela minha calça jeans... Aí sabe, né? A calça tá quase no topo da minha "lista da magreza". Economizei calorias e dinheiro. Isso sim é uma delícia!

Mas meu desafio é tentar almoçar "saudavelmente" nos finais de semana. por que convenhamos, durante a semana almoço em restaurante e a única dificuldade é resistir o que entra ou não no prato... Agora quando sou eu que tenho que ir ao mercado, comprar as verdurinhas, lavar, preparar saladinha, grelhar um franquinho... ahhh... eu já penso logo: não é mais rápido um macarrão? Pois é, pode ser mais rápido, mas ando pensando o seguinte: quanto mais rápido o prepado da comida, mais devagar eu chego perto da calça desejo...

É uma escolha... mas afinal, que outra coisa mova a nossa vida que não as escolhas que fazemos e a consequência delas???

Fé na tábua!

Você sabe comer?

Porque eu não sei. Não sei comer as porções necessárias para manter o estilo de vida saudável que nós buscamos incansavelmente. Exagero no doce sem dó! Excluo o feijão. Passo semaaanas sem comer arroz, mesmo integral... Não como de 3 em 3 horas e vou com tudo pra cima do jantar... É, não tá fácil pra ninguém.

Mas essa semana, lembrando das dicas da nutricionista, fui ao supermercado (sem fome, claro), e me surpreendi com o que comprei: peito de peru, pão integral, queijo cottage, iogurte 0% de gordura, cookies integrais, castanha-do-pará e só. Nada das minhas paixões entrou na compra... Nem miojo, nem sopinhas prontas, nem biscoitos, nem chocolates / balas, ou seja: uma vitória!

Acho que o meu estômago anda levando alguns sustos, mas que seja para o bem!
E quando eu me desespero ou penso em desistir eu só lembro de três coisas:

1 - minha lista de motivos pra ficar magra (sim, eu tenho, e muitos!);
2 - aqueeela calça jeans desejo que tá jogada no meu armário porque não cabe mais;
3 - e claaaaro, a Sabrina Sato (dona de um corpão maravilhoso e de um humor mais maravilhoso ainda, porque não adianta ter duas bundas num corpo só, uma na frente e outra atrás, hehe).






A foto, eu salvei do twitter dela!

E aí? Vai se entupir de sorvete, ou vai se matricular na academia mais próxima? Não vai se esforçar nem um pouquinho em aprender a comer direito?? Hahahaha, cruuuuel!!!

Essa coisa da listinha de desejos, aprendi no blog Pensando Magro, que aliás, adoro. Essa técnica (também do livro Pensando Magro) é aquela tipo do livro "O Segredo", sabe? Se a tentação chegar, abra a bolsa e repita em voz alta os motivos que a faz largar a sobremesa e lembrar do jeans apertado. Não acreditava muuuuito não, mas sabe como é... Parece que não, mas algumas coisas na vida de tanto vc desejar e se dedicar a pensar positivamente, acabam dando certo se vc acreditar... Pensem nisso.

A versatilidade das saias longas.

Desde a cirurgia estou usando meias Kendall, e elas não são nada fresquinhas. Agora pensa em usar meias 7/8 de média compressão com calça? Tá ficando difícil trabalhar!!! Minha alternativa foi investir em saias longas... Estou usando e abusando de saias longas, e sério, estou AMANDO!



















Fui lá no BFF Google imagens e capturei essas fotos só pra ilustrar e encorajar quem não usa porque acha que o look vai ficar simplório demais. A minha preferida, é a preta, claro!! Daqui uns dias amarro a minha na cama, senão ela vai sair andando na rua sozinha, haha!

.




Eu tenho mesmo que ir ao oftalmologista?




Pior que sim.
Eu fui daquelas crianças-adolescentes que usou óculos, aparelho e quebrou o braço ao mesmo tempo. Tenho uma foto que me lembra dessa triste realidade, rs. Comecei a usar óculos com menos de 11 anos de idade, e nunca tive poucos graus, hehe. 8 anos atrás me operei a laser, mas como não é 100% garantido, os óculos voltaram pra minha vida, com pouco grau, mas voltaram.

E eu sou daquelas pessoas dependentes dos óculos, sabe? Se eu não ficar alerta, até de óculos eu durmo. Não enxergo de longe, aliás, enxergo. Só que beeeeeem embaçado!!!! Depois da cirurgia não só alguns graus retornaram... Fiquei com o "olho seco" e dá-lhe colírio Lacrifilm! Então, nada de usar lentes por um bom tempo... Já mandei fazer algumas, mas nada de adaptação... Mas agora, enfim, a novidade! Fui liberada pra usar lentes de contato de novo! Uhu!

Em poucos dias as novas lentes chegarão e eu vou estacionar meus óculos durante um tempinho, hihihi, quer novidade melhor? Olha que atencioso o oftalmologista que me atendeu, né? Fazer testes, se preocupar em me enviar, perguntar sobre a necessidade do uso e fazer tooodos os exames comigo... Médico assim merece todo meu respeito e admiração.

"A responsabilidade do médico não termina quando cessa a fase aguda da doença ou é completada a cirurgia. Ela se estende até o momento em que o paciente se encontra em condições de viver e trabalhar com suas funções remanescentes." (LEAVEL E CLARK, 1976).

E você? Qual a última vez que foi ao oftalmologista?