Aqui, a tentativa de revelar aspectos do cotidiano, alternando os assuntos e os escritores. Para isso foi melhor optar desvencilhar-se de preocupações formais de redação, forma do texto e demais exigências, certo?

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vamos lutar contra o "sobrepeso"?

E vamos lá! Embora eu já tenha explicado que não irei postar apenas sobre emagrecimento, esse será um assunto muito visto por aqui.

Desde quando me mudei pra Brasília não parei de engordar... Vc se acostuma com fast food, delivery e todas essas porcarias engordativas. Mas já tentei algumas coisas e não resolveu... Um pouco por falta de persistência minha, antialérgicos + corticóides, outro pouco por causa das inúmeras viagens, mais um pouco por causa dos Happy Hour´s com os colegas de trabalho e por aí vai...

Nessa brincadeira aumentei 16 kg... É de chorar!!! Isso destrói a auto-estima de qualquer mulher! Meu plano inicial para o ano era viajar em setembro com meu peso de origem, rs... Como a viagem está suspensa por tempo indeterminado (até eu marcar outra), resolvi fazer dieta e encarar os exercícios por mim, por mais ninguém.

Meu primeiro problema é: doce! DOCE! Doooooceeee!!! Eu sou viciada em doces, e não é chocolate não... É doce de fruta mesmo, daquelas compotas! Misturado com sorvete então... Não resisto. A questão é que eu estou tentando me programar psicologicamente pra isso e nada de conseguir manter a meta. É ansiedade misturado com preguiça, estou sendo transparente... Ruim de admitir, né? Mas é a mais pura verdade!

Evito usar jeans, biquíni nem pensar... Isso é só reflexo dos "complexos" que nós gordinhos passamos... Nada serve, nenhuma roupa fica boa, nenhuma fotografia ajuda... Êta que chato!

Eu sei que comer é um daqueles prazeres que não devemos abrir mão, eu penso muito nisso quando viajo, afinal quando retornarei ao paraíso das novas delícias?, mas pra isso é preciso aprender a comer... No meio do ano passado fiz uma reeducação e quando me dei por "estou comendo certo" comecei a fazer TUDO errado... Não deu outra, sou uma sanfona.

Uns dias atrás ouvi uma colega de trabalho comentar sobre o Instituto Emagrecer. Fui conhecer, fiz a avaliação gratuita e me apresentaram diversos tipos de programas de emagrecimento... Como quero emagrecer e manter, escolhi o programa com duração de 6 meses. É MUITO cheio de atividades, rsrsrs... Olha isso!!!

1. Consultas médicas
2. Acompanhamento nutricional (consultas e retornos)
3. Controle da ansiedade (acupuntura auricular)
4. Prescrição de medicamentos (caso haja necessidade)
5. Sessões de intradermoterapia (que combate a gordura localizada )
6. Sessões de infra-red de alta performance
7. Sessões de vasocinética ( tratamento ativador do sistema linfático)
8. Sessões de mega som tripolar (quebra da gordura localizada)

Me empolguei na hora de passar o cartão e agendei depilação a laser junto... Dizem que dói pacas, mas esse é o meu ano, e o investimento agora se chama "Dayana".

A idéia de escrever sobre esse processo surgiu quando conheci o Pensando Magro, um blog que ajuda qualquer pessoa a dar o pontapé inicial na mudança dos hábitos de vida... Que força de vontade, que história linda!!!

Até!

As varizes...

Nem sei se esse assunto é interessante o suficiente pra colocar num post, o fato é que acabei de fazer cirurgia de varizes e precisava compartilhar a experiência, afinal, muitas mulheres sofrem com este mal.

Dia 10 de fevereiro me submeti à cirurgia vascular depois de saber que tenho propensão a ter trombose se eu não me cuidar direito. Fui ao médico para fazer aquelas aplicações e saí de lá com a cirurgia marcada, assustador, não?

De fato fiquei estranhando, mas fiz todos os exames pré operatórios (sangue, urina, THS, T3, T4, teste de esforço físico, eletrocardiograma, doppler colorido das veias) e psicologicamente tive muito medo. Já imaginou se algo dá errado e eu começasse a vazar sangue por aí, ai ai...

Mas deu tudo certo, a cirurgia não passou de 2 horas e meia, não fiquei nem 24 horas internada logo depois... Não tive que fazer nenhum procedimento que envolvesse as veias safenas. A anestesia é peridural, e eu sempre tenho algumas reações peculiares pós anestesia como desmaio e boca seca.

Logo fui pra casa e passei os 9 dias posteriores sem fazer absolutamente NADA. Tomei anti-inflamatório durante 5 dias. Só deitada, pernas pra cima, descanso... Ao tirar as faixas chorei MUITO!!! Não sabia se estava envergonhada por estar com as pernas tão feias, ou porque sentia dor ao desgrudar as faixas... Tive náuseas e tonturas, mas passou! Meu repouso longe do trabalho durou 20 dias (sim, perdi meu carnaval por causa do repouso) e foi bom porque pude ir pro colo da mamãe (moro sozinha há 3 anos - assunto pra outro post, rs).

Ontem retornei ao trabalho, mas ainda estou com algumas limitações do tipo: usar sempre as meias de média compressão (escolhi a marca Kendall), não subir escadas, não usar salto, dirigir só se for usando a meia, não tomar sol...

Mas não existe só esse tipo de tratar as varizes, viu?

Existem diferentes tipos de tratamentos para as varizes. O mais importante são as medidas preventivas. Quando estas medidas de precaução não são suficientes, o seu médico poderá indicar um ou vários dos tratamentos abaixo:

• Escleroterapia química– É provavelmente a técnica usada há mais tempo. Muito utilizada para as microvarizes ou vasos e para as varizes de calibre muito pequeno. Consiste na injeção de substancias esclerosantes que expulsam o sangue para as veias normais e entopem as veias que estão sendo tratadas. Embora essas injeções precisem ser repetidas em algumas veias, a escleroterapia costuma ser muito eficaz e com excelentes resultados quando realizada por médicos experientes.

• Cirurgia – as cirurgias de varizes estão cada vez menos agressivas. A grande maioria das varizes pode ser realizada hoje através de mini-incisões e o tempo de internação hospitalar raramente precisa passar de 24 horas. As varizes retiradas numa cirurgia não provocam danos à circulação, uma vez que as outras veias normais e o sistema venoso profundo normal se encarregam de garantir o fluxo de retorno.

• Laser escleroterapia – a escleroterapia com laser está em evolução e ainda não substitui a escleroterapia química. Não pode ser aplicada em todos os tipos de pele e ainda não dá bom resultado nos vasos de calibre maior. Novas tecnologias com laser em desevolvimento poderão ampliar a sua utilização. No Brasil alguns médicos fazem o tratamento misto: laser e injeções.

• Laser endovenoso – consiste na introdução de cateter com laiser dentro das varizes com a intenção de destruí-las pelo calor. É uma técnica ainda em fase experimental.

• Radiofreqüência – é a mesma técnica anterior usando o calor produzido por cateteres dotados de dispositivo de RF (radio-freqüência).

(extraído do site: www.varizes.org.br )

Infelizmente não tenho coragem de postar as fotos, mas quem tiver que fazer essa cirurgia, faça! E boa sorte!

;)

E lá vamos nós!

Finalmente iniciaremos o alternando...

Desejo boas vindas aos visitantes!!! Inicialmente eu queria um blog sobre o processo de emagrecimento ao qual me submeti, depois sobre a dieta e os exercícios envolvidos, depois sobre relacionamentos, depois sobre moda, claro!, moda é ótimo mas é repetitivo... Já existem MUITOS blog´s de moda por aí, um copiando do outro de forma disfarçada ou na "cara dura" mesmo.

Então, já que não dava pra ser um blog específico de nada, resolvi escrever um blog sobre tudo: emagrecimento, exercícios físicos, dietas, dicas, moda, cinema, leitura, viagens, relacionamentos... Vamos ver se dá pra ir alternando TUDO em um blog só!

Convidei duas amigas pra me ajudarem nessa tarefa, espero que a gente consiga!

;)